Banda musical feminina faz propaganda oficial da Coréia do Norte


Na Coréia do Norte, a banda musical feminina Moranbong tem sido muito elogiada por promover a imagem do regime no país.

Banda Moranbong

"A banda Moranbong é um grupo de música pop que foi criado um ano atrás por ordem do líder norte-coreano Kim Jong Un. É formado por 18 jovens, incluindo as que têm só tem participação vocal e as que tocam violino, piano e guitarra. A banda estreou na rede estatal de televisão em julho. O show de que participou foi também o primeiro evento público a contar com a presença de Kim Jong Un e sua mulher. As jovens logo conquistaram fama com apresentações de palco em minissaia - traje inusitado na Coréia do Norte -, interpretando canções dos Estados Unidos, nação considerada inimiga."




A propaganda oficial por meio de apresentações de enaltecimento a Kim Jong Un é utilizada em importantes feriados nacionais, como o de Ano-Novo e o da data de fundação do Partido dos Trabalhadores Norte-Coreanos. Trata-se de shows que são em geral transmitidos pela televisão e usados para insuflar o orgulho nacional. Em dezembro, o grupo se apresentou em um banquete que foi servido a cientistas participantes de um projeto de lançamento de foguete. As jovens interpretaram suas canções em um palco decorado com uma grande maquete de foguete.


Em 11 de abril, para marcar o primeiro ano da ascensão de Kim Jong Un à função de primeiro-secretário do governista Partido dos Trabalhadores, o grupo foi despachado à unidade militar especial mais alta do país para enaltecer o espírito combativo dos soldados.


Razões que o regime teria para a criação da banda Moranbong

Existem três razões: A primeira é seguir os passos de Kim Il Sung, o falecido avô do atual líder supremo, que ainda é bastante venerado pela população. Em seu governo, Kim Il Sung também criou uma banda musical feminina para usá-la na propaganda estatal.

 O segundo objetivo é dar às pessoas a impressão de uma nova era. A atual banda Moranbong apresenta-se no palco acompanhado de artistas vestidos com trajes semelhantes à caracterização dos personagens Disney. As apresentações também incluem esquetes tirados de filmes americanos famosos. O estilo de vestir e o penteado das próprias integrantes da banda atraem o interesse do público feminino na Coréia do Norte.

 A terceira razão é transmitir uma imagem de abertura para o mundo. Em um concerto para o qual foram convidados embaixadores de vários países e pessoal relacionado, a banda interpretou uma mistura de famosas canções internacionais. Kim Jong Un está determinado a promover esforços em seu país para a criação de artes e música de nível mundial por meio da arrojada adoção de elementos de culturas estrangeiras. A atuação futura da banda Moranbong poderá ser uma janela através da qual a comunidade internacional teria a capacidade de acompanhar as transformações em andamento na Coréia do Norte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mogiano lembra os bons tempos do Palacete Jafet

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio