O combate ao desperdício de alimentos


A quantidade de alimentos que vai para o lixo diariamente é impressionante, para constatar o fato, basta passar em qualquer feira livre no horário de encerramento. São cerca de 20 quilos de verduras e frutas perdidos em média por feira. São alimentos que podem ser consumidos, mas já não resistiriam para a venda em outra data.



Nos restaurantes também o desperdício é grande, cerca de 20% em média dos clientes deixam comida no prato. Além disso, há alimentos do Buffet que precisam ser descartados no fim do dia, por questão de segurança alimentar.

Segunda pesquisa da Embrapa, o desperdício de alimentos no Brasil pode chegar a 60% do produzido, sendo as frutas e hortaliças as campeãs do ranking.

O desperdício ocorre em cinco etapas, partindo da produção e pós-colheita, passando por processamento e distribuição, até chegar ao consumo. Outra etapa onde ocorre alto índice de desperdício é no transporte dos alimentos, devido às más condições das estradas e também dos veículos que não são todos que estão em condições apropriadas para o transporte e acondicionamento de produtos sensíveis, como as frutas.

Uma bela iniciativa para o combate ao desperdício de alimentos é o trabalho do Banco de Alimentos de Guarulhos, mantido pela Coordenadoria do Fundo Social de Solidariedade com a proposta de combater o desperdício e auxiliar comunidades carentes, já arrecadou 5,9 mil toneladas de alimentos entre 2001 e 2012.




Os alimentos, frutas, legumes, verduras e alimentos não perecíveis normalmente perdidos ao longo da cadeia produtiva, são doados por empresas parceiras semanalmente e são repassados para 114 entidades, por meio das quais 24 mil pessoas são alcançadas.

As comunidades são beneficiadas com a entrega do alimento integralmente pelas entidades, ou na forma de refeições de pessoas assistidas. Outra ação do Banco de Alimentos é o projeto “Saúde com Casca e Tudo”, em que são apresentadas receitas com aproveitamento integral de alimentos.

Para especialistas, a conscientização da população e de profissionais é o caminho para o combate ao problema, que contrasta com o numero de desnutridos no Brasil, 13 milhões, conforme levantamento de 2010/2012 do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e do Programa Mundial de Alimentos (PMA).

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mogiano lembra os bons tempos do Palacete Jafet

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio