Conheça a "APC" Um projeto comunitário com recursos japoneses


O Governo do Japão oferece um programa de assistência econômica para projetos de desenvolvimento concebidos para atender às diversas necessidades dos países em desenvolvimento.  Conhecido como "Assistência a Projetos Comunitários e de Segurança Humana (APC)", este programa oferece apoio a projetos propostos por vários órgãos, tais como organizações não-governamentais (ONGs), governos locais e entidades sem fins lucrativas. O programa APC tem conquistado excelente reputação, uma vez que proporciona apoio relativamente flexível e rápido aos projetos de desenvolvimento a nível comunitário.


OBJETIVOS

O programa APC proporciona assistência financeira não-reembolsável às organizações não-governamentais (ONG), hospitais, estabelecimentos de ensino e outras organizações sem fins lucrativos, a fim de auxiliar na implementação de seus projetos de desenvolvimento.

A disponibilidade dos fundos da APC em cada país qualificado proporciona à AOD (Assistência Oficial para o Desenvolvimento) japonesa novos meios  de cooperação que influem diretamente no bem-estar das comunidades.

ÁREA DE COBERTURA DO PROGRAMA APC

Qualquer projeto de desenvolvimento voltado para assistência comunitária pode ser financiado por meio da APC. Contudo, as seguintes áreas contabilizam maioria dos projetos aprovados: cuidados de saúde básica;  atenuação da pobreza;   educação básica; assistência social; meio ambiente.

Alguns exemplos de projetos qualificados são:

Construção, reparo e provisão de equipamentos para estabelecimentos de ensino básico;

Construção, reparo e provisão de equipamentos médicos para hospitais;

Escavação de poços;

Treinamento profissional para deficientes;

Treinamento para ascensão profissional das mulheres;

Custeio e envio de objetos de segunda mão, como por exemplo, carros de bombeiros, ambulâncias, bicicletas, carteiras, cadeiras e outros (o custo para o transporte de mercadoria de propriedade particular, assim como materiais consumíveis, como, por exemplo, roupas usadas, artigos de papelaria, alimentos, etc., não são qualificados pelo programa, exceto em casos de emergência humanitária).

As áreas de prioridade e o detalhamento das condições podem ser determinados pela missão diplomática ou consular japonesa em cada país qualificado, de acordo com as necessidades de desenvolvimento de cada país.

ORGANIZAÇÕES QUALIFICADAS

Toda organização sem fins lucrativos pode ser beneficiária da APC, desde que voltada para a implementação de projetos comunitários, nos países escolhidos para receber a assistência (projetos individuais e de instituições que visam o lucro não são objeto deste programa).

Por exemplo, poderiam ser beneficiárias potenciais ONGs (de qualquer nacionalidade, exceto as que recebem fundos de assistência de ONGs japonesas), governos locais (estados e municípios), hospitais, estabelecimentos de ensino fundamental e outras organizações sem fins lucrativos. Em casos especiais, instituições relacionadas ao governo federal e instituições internacionais poderão ser receptoras desta assistência.

ORGANIZAÇÕES QUALIFICADAS

Os fundos da APC são concedidos anualmente às instituições após o exame e avaliação de cada projeto pelo governo japonês.

A quantia de assistência concedida por projeto é, geralmente, de até dez milhões de ienes japoneses. Os solicitantes em potencial devem estar cientes de que os seguintes itens orçamentários não podem ser financiados: materiais consumíveis (exceto os casos de auxílio e emergenciais e humanitários), custos administrativos e operacionais dos equipamentos e das instalações e os custos administrativos da organização receptora.

COMO SOLICITAR

Se a organização requerente cumprir as condições descritas anteriormente e desejar receber os fundos do programa APC para implementar o projeto de desenvolvimento, deve encaminhar uma solicitação à embaixada ou ao consulado do Japão com jurisdição sobre o local do projeto. Ao formulário de solicitação, deve-se anexar um orçamento detalhado do projeto; um estudo de viabilidade;  orçamento (de 3 fornecedores diferentes) especificando os valores dos serviços e dos materiais; documentos de apresentação (por exemplo, folhetos), o estatuto e o documento do orçamento anual da organização requerente.

Pede-se apresentar ou enviar, à embaixada ou ao Consulado Geral do  Japão, o formulário de solicitação e os demais documentos exigidos. É essencial o fornecimento dos completos para contato, uma vez que podem ser solicitadas informações adicionais.

Ao apresentar o formulário de solicitação, deve-se ter em mente os seguintes pontos:

1- Na seleção para o financiamento dos projetos o governo do Japão prioriza seu impacto e sustentabilidade. Em princípio, a missão diplomática deverá ser convencida de que a organização será capaz de gerir com segurança, os projetos de desenvolvimento. Uma descrição detalhada das realizações anteriores da organização pode ser importante no momento da avaliação do projeto.

2- Conforme anteriormente mencionado, o governo japonês não pode proporcionar fundos para salários e outras despesas operacionais periódicas. Em vista disso, a realização do projeto terá de ser financiada pela própria organização, independentemente. Para provar à Embaixada a capacidade de manutenção, a organização deverá apresentar fundos suficientes para administração do projeto.

3- A fim de permitir ao governo japonês a verificação do valor de cada item do orçamento, deverão ser apresentadas três cotações, de três fornecedores diferentes. Em determinadas circunstâncias, como em  situações de emergência, por exemplo, ou quando se dispõe apenas de um número limitado de fornecedores, a missão diplomática ou consular pode diminuir o número de cotações a serem apresentadas. 
 
Esse belo trabalho social da APC tem auxiliado milhares de moradores na região norte do Brasil, como Pará, Amapá, Roraima e nas regiões mais isoladas da Amazônia, onde o acesso a serviços básicos de educação e saúde é bem difícil. Graças ao projeto e a ação dos voluntários, as condições estão melhorando gradativamente e o índice de mortalidade infantil que era muito alto, tem diminuído a cada ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mogiano lembra os bons tempos do Palacete Jafet

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio