Campanhas Eleitorais no Japão


A época de eleições no Japão é bem diferente do que estamos acostumados a ver aqui no Brasil.

Lá,  os candidatos  não dispõem de horário  gratuito no radio e na televisão, aliás, nada é de graça no Japão. Quando algum candidato aparece na televisão por um fato relevante, seu rosto não é mostrado, apenas é citado o fato  que o levou a ser destaque, aparecendo apenas a  imagem do pescoço para baixo e seu  nome nem aparece em destaque nas legendas.

Campanha política no Japão


Não há distribuição de santinhos e cavaletes espalhados pelas ruas. As campanhas se resumem a comícios, carreatas, divulgação boca a boca das propostas  pelos seus colaboradores e simpatizantes e propagandas nos jornais. Mais recentemente com o advento da internet e das redes sociais, os candidatos também estão adotando com mais freqüência essa nova modalidade de divulgação de sua campanha política.

Como no Japão, o voto  não é obrigatório, não há muita consciência política por parte da população, existindo grande desinteresse, e os poucos eleitores votam apenas pro ser amigo,  parente  ou por algum interesse futuro.

Os candidatos são sempre os mesmos, são políticos profissionais, pois diferente aqui do Brasil, são pouquíssimas  pessoas que se candidatam, geralmente são  empresários bem sucedidos, que usam do poder  político para ampliar seus negócios. Como o país é altamente desenvolvido em todas as  questões , não existe a cobrança que existe aqui no Brasil nas questões  sociais como: saúde, educação, economia, etc. O trabalho dos políticos japoneses resume-se em administrar o orçamento destinado às cidades.

Escândalos por desvio de verba e outros assuntos que ferem a conduta do parlamentar são raríssimos, mas quando é descoberto, o político renuncia imediatamente, pedindo desculpas publicamente e desaparece do cenário e dependendo do caso, comete até  o suicídio, tamanha a vergonha pelo ato  cometido. Bem diferente daqui  do Brasil, onde já estamos acostumados com esse tipo de conduta dos políticos.

Comentários

  1. PODERIA ME INFORMAR MAIS SOBRE AS FORMAS DE CONDUZIR UMA CAMPANHA ELEITORAL NO JAPÃO. OBRIGADO.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mogiano lembra os bons tempos do Palacete Jafet

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio