O desafio de pedalar nas grandes cidades

Um dos grandes desafios das grandes metrópoles mundiais é resolver os problemas no trânsito, investindo milhões em grandes obras, como: viadutos, pontes, avenidas largas, além de investimento em aumento trens e metrô.  Mas todo esse investimento causou um aumento significativo na poluição, e o transporte público, sempre lotado e nem sempre eficiente, fizeram com que as cidades apostassem seriamente em uma nova solução: a boa e velha bicicleta.

Na Europa e Ásia, o hábito de andar de bicicleta está bem mais enraizado nos costumes dos cidadãos. Andar de bicicleta nas capitais da Europa, como: Paris e Roma, e também em Tokyo no Japão, é bem seguro e tranqüilo, e além da beleza urbana, são centenas de quilômetros de ciclovias todos respeitando as normas de segurança e contando com uma ótima estrutura, como: grandes bicicletários e pontos de aluguel de bicicleta.

ciclovia em Roma

em São Paulo e Nova York, a situação é bem diferente. Além de contar com grandes centros empresariais e o tráfego pesado e intenso de veículos, causando acidentes fatais aos ciclistas quase que diariamente, tornam-se inóspitas aos ciclistas.

Para mudar essa situação, a prefeitura de Nova York, em 2006, iniciou um plano de construção de 320km de ciclovias e ciclo faixas com intenção de dobrar o percentual de deslocamentos diários feitos sobre bicicletas até 2012.

A infraestrutura foi totalmente inaugurada em 2009 e um ano antes do esperado, já existia o dobro de ciclistas do que havia em 2006.Além das ciclo faixas e ciclovias, 20 bicicletários públicos e 3,1 mil paraciclos foram abertos aos ciclistas.

ciclovia  em  Nova York

No meio deste ano, um sistema de empréstimo de bicicletas - serviço que em cidades européias já é considerado tão essencial quanto ônibus ou metrô -, com 600 estações de aluguel e mais de 10mil bicicletas deverá ser inaugurado.

bicicletário em Nova  York

Toda essa mudança profunda em tão pouco tempo deveu-se simplesmente à vontade política. O prefeito priorizou o uso da bicicleta como meio de transporte e autoridades asseguraram que essas políticas fossem postas em prática. Ao atingir essa meta, iniciaram projetos para que até 2030 a cidade tenha mais de 2800 km de ciclovias e ciclo faixas, o que deve mais que triplicar o número de ciclistas.

O plano é ousado e, por isso, enfrenta várias críticas. Em bairros onde as ciclo faixas foram instaladas há mais tempo, os motoristas acabaram se acostumando e a aceitação tem aumentado a cada dia. Já em bairros com maior concentração de veículos, ainda existe uma forte resistência.

Mas tudo não passa de uma questão de tempo. O modelo de mobilidade urbana centrado no carro está falindo; várias cidades do mundo já perceberam isso, inclusive São Paulo, e agora é uma questão de tempo para elas se adaptarem.

Ciclo faixa em  São  Paulo - perigo eminente

Em São Paulo, pessoas que andariam de bicicleta, não o fazem por medo de pedalar pelas ruas a cidade, enfrentando carros, motocicletas, caminhões e ônibus. O risco é enorme, e isso só vai mudar com a construção de uma grande estrutura como a de Nova York. São Paulo atualmente  conta apenas com 48 km de ciclovias, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Trafego), a meta estipulada pelo  Prefeito  Gilberto Kassab, é de construir até  o fim  de 2012, 100 km de  ciclovias. Se a meta for atingida juntamente com toda a  infraestrutura, certamente os ciclistas paulistanos se sentirão mais seguros e estimulados a adotar a bicicleta como  meio  de locomoção.

Comentários

  1. Você está procurando um empréstimo comercial, empréstimos pessoais, empréstimos hipotecários, empréstimos para carros, empréstimos estudantis, empréstimos não consolidados para consolidação, financiamento de projetos etc ... Ou simplesmente recusar empréstimos de um banco ou instituição financeira por um ou mais motivos? Somos as soluções certas para crédito! Oferecemos empréstimos a empresas e indivíduos com taxa de juros baixa e acessível de 2%. Portanto, se você estiver interessado em um empréstimo urgente e seguro. Para mais informações, por favor envie um email hoje: Via: Elegantloanfirm@hotmail.com.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio

O que fazer com as casas abandonadas no Japão