Soluções para o Trânsito em São Paulo

Diariamente ao acessar as redes sociais, observo pessoas postando as seguintes mensagens: - estou preso no trânsito. – está tudo parado por aqui. – estou a mais de uma hora parado no trânsito.


Essas manifestações são diárias e constantes, mas faço aqui uma pergunta: além de postar sua indignação nas redes sociais, o que essas pessoas estão fazendo para mudar essa situação?
A responsabilidade não é única e exclusiva do Poder Público, todos devem colaborar para a melhoria do trânsito, pois a frota de veículos aumenta a cada dia e os problemas no trânsito só tendem a piorar.

Dados do Detran-SP, dão conta de que em 2011 a frota de veículos em São Paulo ultrapassou os 7 milhões de veículos. Os automóveis representam 73%, os motociclistas 12%, ônibus 10% e veículos de carga 5% da frota paulista. Somente a capital paulista representa 32% da frota de todo Estado. Todos esses números explicam os constantes congestionamentos que frequentemente atingem acima dos 100 Km de lentidão.
A cidade de Tokyo, capital do Japão, possui uma população de aproximadamente 15 milhões de habitantes em uma área bem inferior a São Paulo, e 80% dos habitantes utilizam o transporte público diariamente. Já imaginaram o caos que seria o trânsito com mais de 10 milhões de veículos circulando nas ruas de Tokyo? Por isso o Governo japonês investe pesado em transporte público, criando novas linhas de trem e metrô, modernizando a frota de ônibus, tornando-os mais acessíveis às pessoas com mobilidade reduzida, oferecendo um serviço eficiente e de qualidade.

O Governo de São Paulo tem feito vários investimentos no transporte, principalmente na ampliação das linhas de metrô e na modernização das estações de trens urbanos. Apesar dos investimentos para melhoria, os serviços prestados ainda deixam muito a desejar em qualidade e eficiência, não conseguindo fazer com que os motoristas migrem para o transporte coletivo.
Teoricamente, resolver o problema do trânsito é simples, basta oferecer um transporte público, eficiente e de qualidade para que os motoristas passem a utilizar os meios de transporte coletivo, desafogando assim as principais vias da cidade. Mas sabemos que o problema é bem mais complexo, envolvendo questões sociais, pois o transporte público no Brasil é de baixa qualidade, e grande parte da população acredita que se destinam as camadas mais baixas da população.

O que podemos fazer em vez de reclamar do trânsito é buscar opções de mobilidade urbana, tais como: em trajetos mais curtos use a bicicleta ou vá caminhando, reúna os colegas de trabalho e faça uso da carona solidária, e experiente o transporte público, você vai ver que não é tão ruim assim. Deixe de lado os preconceitos, e use o ônibus ou o metrô, você vai fazer novas amizades, conhecer as dificuldades do dia a dia do trabalhador, e juntos reivindicar  melhorias para os usuários.
Então, que tal deixar seu carro na garagem e optar por outra forma de se deslocar para o trabalho! Use seu carro no final de semana para passear com a família, fazer compras e admirar melhor tudo o que sua cidade oferece, sem pressa e sem o stress que predomina durante a semana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mogiano lembra os bons tempos do Palacete Jafet

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio