São Paulo importa ideia do Japão para ajudar pessoas a atravessar ruas


São Paulo iniciou nesta segunda-feira (8) uma experiência para dar mais segurança e rapidez às pessoas que precisam atravessar avenidas em um dos cruzamentos da cidade. É a faixa de pedestres diagonal, ou em "X".

Pintadas de azul e branco, as faixas que cortam o cruzamento chamaram a atenção, viraram assunto de conversa na velha esquina do Centro e intrigaram alguns.

“Não tô sabendo ainda”, diz um homem.

Aí um ia explicando para o outro a ideia de trocar a travessia em L, feita em duas etapas por uma reta só em diagonal. A estudante gostou, porque não precisa mais correr.

“Toda vez que eu tinha que atravessar pra cá pra pegar o ônibus, tinha que fazer um trajeto um pouco mais complicado e os faróis não tinham sincronia. Então ajuda bastante”, diz Gabriela Branco, estudante de Direito.

A ideia vem do Japão, onde na grande metrópole de Tokyo, milhares de pessoas caminham pelas movimentadas ruas da capital japonesa. Lá a preferência é pelo transporte público, então nos cruzamentos próximos as estações de metrô, ficam muito movimentadas.
 
cruzamento no bairro de Shibuya em Tokyo
 Pedestre que faz a travessia em X ganhou em média cinco segundos

Lá no Japão, onde tem muita gente para pouco espaço as faixas em X ajudam muito e, por isso, resolveram testar aqui.

Os carros que vem em uma das pistas ficam parados três segundos a mais. Em outra pista, dois segundos a mais, mas o pedestre que faz a travessia em X ganhou, em média, cinco segundos para a travessia e é essa mesma a ideia: favorecer quem anda a pé na cidade.

“Que a gente pudesse fazer alguma coisa pelo pedestre sem prejudicar tanto a corrente de trafego e é isso que estamos testando nesse cruzamento”, explica o diretor de Planejamento, Projetos e Educação da CET, Tadeu Leite Duarte.

A vantagem para o pedestre fica ainda maior se ele chega na esquina bem na hora que o bonequinho ficou vermelho. A espera para chegar do outro lado, caiu de 89 para 61 segundos. Mas tem gente que não confia.

Uma das pessoas que atravessaram percebeu que dá tempo de atravessar mesmo no vermelho piscante, mas ele e outros pedestres estão acostumados com o vermelho no fim da caminhada, só que esse sistema é diferente. 

“A pessoa que já está fazendo a travessia, ela tem a segurança de terminar a travessia, porém ele fica piscando para alertar quem está antes não atravessar”, diz a operadora de trânsito Carmen Moreno.

A Companhia de Engenharia de Tráfego informa que a sinalização e o tempo dos semáforos vão melhorar, mas a intensa discussão sobre o trânsito em São Paulo pode estar fazendo efeito. Dessa vez, os motoristas não reclamaram de nada.

Fonte: G1


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