São Paulo importa ideia do Japão para ajudar pessoas a atravessar ruas
São Paulo iniciou
nesta segunda-feira (8) uma experiência para dar mais segurança e rapidez às
pessoas que precisam atravessar avenidas em um dos cruzamentos da cidade. É a
faixa de pedestres diagonal, ou em "X".
Pintadas de azul
e branco, as faixas que cortam o cruzamento chamaram a atenção, viraram assunto
de conversa na velha esquina do Centro e intrigaram alguns.
“Não tô sabendo ainda”, diz um homem.
Aí um ia
explicando para o outro a ideia de trocar a travessia em L, feita em duas
etapas por uma reta só em diagonal. A estudante gostou, porque não precisa mais
correr.
“Toda vez que eu
tinha que atravessar pra cá pra pegar o ônibus, tinha que fazer um trajeto um
pouco mais complicado e os faróis não tinham sincronia. Então ajuda bastante”,
diz Gabriela Branco, estudante de Direito.
A ideia vem do
Japão, onde na grande metrópole de Tokyo, milhares de pessoas caminham pelas
movimentadas ruas da capital japonesa. Lá a preferência é pelo transporte
público, então nos cruzamentos próximos as estações de metrô, ficam muito
movimentadas.
Pedestre que faz
a travessia em X ganhou em média cinco segundos
Lá no Japão, onde tem muita gente para pouco espaço as faixas em X ajudam muito e, por isso, resolveram testar aqui.
Os carros que vem
em uma das pistas ficam parados três segundos a mais. Em outra pista, dois
segundos a mais, mas o pedestre que faz a travessia em X ganhou, em média,
cinco segundos para a travessia e é essa mesma a ideia: favorecer quem anda a
pé na cidade.
“Que a gente
pudesse fazer alguma coisa pelo pedestre sem prejudicar tanto a corrente de
trafego e é isso que estamos testando nesse cruzamento”, explica o diretor de
Planejamento, Projetos e Educação da CET, Tadeu Leite Duarte.
A vantagem para o
pedestre fica ainda maior se ele chega na esquina bem na hora que o bonequinho
ficou vermelho. A espera para chegar do outro lado, caiu de 89 para 61
segundos. Mas tem gente que não confia.
Uma das pessoas
que atravessaram percebeu que dá tempo de atravessar mesmo no vermelho
piscante, mas ele e outros pedestres estão acostumados com o vermelho no fim da
caminhada, só que esse sistema é diferente.
“A pessoa que já está fazendo a travessia, ela tem a segurança de terminar a travessia, porém ele fica piscando para alertar quem está antes não atravessar”, diz a operadora de trânsito Carmen Moreno.
“A pessoa que já está fazendo a travessia, ela tem a segurança de terminar a travessia, porém ele fica piscando para alertar quem está antes não atravessar”, diz a operadora de trânsito Carmen Moreno.
A Companhia de
Engenharia de Tráfego informa que a sinalização e o tempo dos semáforos vão
melhorar, mas a intensa discussão sobre o trânsito em São Paulo pode estar
fazendo efeito. Dessa vez, os motoristas não reclamaram de nada.
Fonte: G1
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