Entendendo melhor o processo de envelhecimento


Durante o período em que morei no Japão, uma coisa que me impressionava era a disposição com que pessoas idosas tinham para o trabalho.

No meu trajeto para o trabalho, passávamos por uma área de atividade agrícola, onde havia várias pequenas propriedades onde se cultivava o plantio de hortaliças, legumes e arroz. No meio dos trabalhadores não se via nenhum jovem, somente pessoas com idade bem avançada, homens e mulheres com mais de 80 anos, cultivando a terra, trabalhando duro sob sol forte ou frio intenso, sempre com a mesma disposição e alegria.

Mesmo quem não trabalhava, mantinha-se ativo. Pela manhã os parques encontravam-se cheios de idosos fazendo caminhadas, passeando com seus cachorros ou ainda pedalando com suas bicicletas a lazer ou indo ao supermercado fazer compras.

Uma rotina bem diferente dos idosos brasileiros que ou estão sentados nas praças jogando conversa fora ou estão em casa assistindo televisão ou ainda estão nas filas dos hospitais reclamando de alguma dor pelo corpo.

No ano que vem completo 50 anos, como chegou rápido, até um dia desses estava na flor da idade, aos 30 anos. Olhando-me no espelho e vendo minha imagem, ainda não vejo a imagem de um velho, por sorte da minha genética e de alguns cuidados básicos, ainda devo aparentar uns 10 anos a menos.

Mas não dá para se enganar. Após os 40 anos, vamos percebendo mudanças no nosso corpo, a curva de nossa estrutura biológica cai inevitavelmente depois de atingir seu ápice aos 25 anos, e o nosso corpo começa sua lenta volta para terra.

A boa nova é que As pessoas estão se cuidando mais e mais cedo, os recursos para compensar o processo natural do envelhecimento se multiplicaram por mil, e os exemplos de gente mais velha e ativa aumentaram com uma velocidade espantosa.



O processo do envelhecimento não começa nem aos 40 e nem aos 50. Com 20 anos, você vai à balada, dorme quatro horas e aguenta  o pique no dia seguinte. Já na faixa dos 30, a história é outra. Com 40, então, nem pensar. Três dias de alta madrugada contínuos já são suficientes para matar. Quem é velho, então? Os chineses fazem uma classificação interessante da velhice: os jovens velhos ficam numa faixa bem elástica, dos 45 anos, aproximadamente, até aos 80. A partir disso são considerados velhos maduros.

Então levando-se em conta a escala chinesa , ainda estou na juventude.

Quando me encontrava com uns 35 anos, percebi o primeiro fator do processo de envelhecimento. É quando as pessoas começam a te chamar de “senhor” de “tio”. Nessa faixa de idade, biologicamente seu processo de envelhecimento já começou, e quem te diz primeiro que você envelheceu são as pessoas, não é o espelho.

O envelhecer é também um fenômeno social, e não apenas algo que acontece no seu mundo interno. Se nós pudéssemos envelhecer sozinhos e em paz, sem ninguém te apontar a ruga ou o sobrepeso, seria mais fácil. Mas não é assim.  Em outras palavras, as pessoas podem se dar conta disso antes de você. A saída é aceitar, perceber que algo mudou, mas que nem por isso o mundo acabou.

Atualmente, lutamos desesperadamente para não envelhecer, pois se admira com muita intensidade a ideia de perfeição de um corpo jovem e bonito.  E uma das coisas que nos libertará da corrida frenética rumo ao rejuvenescimento a qualquer custo é nos lembrar que somos mais do que um corpo.

Não devemos ficar obcecados demais com o envelhecimento do corpo e com o desejo de estar sempre jovem, nem relaxado e displicente demais com o próprio envelhecimento. Em quase tudo, o caminho do meio dá certo.
Um texto do filósofo francês Jean Paul Sartre, ilustra bem esse processo de envelhecimento. “Se o envelhecer for centrado na preocupação com o corpo e com as exigências individualistas do ego, as paredes irão se fechar e se estreitar cada vez mais, pois as perdas e limites serão bem mais evidentes. O envelhecimento se transformará num inferno. Mas essa não é claro, a única alternativa. O envelhecer implica uma troca de códigos, valores, referências e metas. É preciso se reinventar completamente, substituir e compensar. Se a ênfase foi colocada na direção do autoconhecimento e da doação, seguindo os passos do espírito, as paredes automaticamente se abrirão, trazendo mais paz interior, amor e oxigênio para sua existência. O envelhecer poderá se tornar, dessa maneira, um delicioso paraíso”.

Fonte: Revista Vida Simples










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mogiano lembra os bons tempos do Palacete Jafet

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio