Japão promove campanha para minimizar consumo de bebidas alcoólicas

O Japão realmente é um país de vários contrastes. Durante a semana se dedicam integralmente ao trabalho, cumprindo longas jornadas. Já quando chega a sexta-feira, próximo ao final do expediente, o ambiente se transforma, todos ficam ansiosos e começam a combinar onde será o happy hour, que é uma tradição dos japoneses, que se reúnem em bares e karaokês e se soltam, bebem muitas vezes exageradamente e libertam toda a tensão e stress da semana.



Mas o fato das pessoas exagerarem no consumo de bebidas alcoólicas, tem causado muitos transtornos e constrangimentos para quem trafega no entorno de bares e estações de trem.

Não é raro ver pessoas, derrubadas pelo álcool, dormindo nas ruas, trens e estações. Mesmo na grande metrópole de Tóquio, isto é considerado normal.

Para chamar a atenção para os perigos da dependência do álcool, uma famosa rede de bares japonesa, a Yaocho lançou uma companha publicitária que utiliza as pessoas embriagadas como protagonistas de suas campanhas.

A campanha funciona da seguinte forma: a empresa procura diariamente pessoas que estejam dormindo pelas ruas de Tóquio. Uma vez localizado, fitas adesivas são colocadas com a palavra "nomisugi" (muito bêbado). Os idealizadores da campanha incentivam o público a tirar fotos parecidas com as que estão sendo usadas na campanha e pede uma divulgação em massa pelas redes sociais.



"A honra é mais importante na sociedade japonesa", dizem os organizadores da campanha. Para ele, seu objetivo é deixar os bêbados constrangidos e que aprendam a beber de forma moderada. Caso contrário, correm o risco de se tornar protagonistas involuntários da campanha publicitária exclusiva.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mogiano lembra os bons tempos do Palacete Jafet

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio