Rede de restaurantes japonesa produzirá arroz em Fukushima


A rede de restaurantes japonesa Yoshinoya, especializada em pratos de arroz com carne, o tradicional "gyudon", anunciou que cultivará arroz e verduras em Fukushima para apoiar esta cidade vítima de um tsunami e de um acidente nuclear.
Desafiando o medo da radioatividade, a Yoshinoya criou a exploração agrícola "Yoshinoya Farm Fukushima", na região de Shirakawa, a 80 km da central danificada pelo terremoto e tsunami de março de 2011.
Esta rede de restaurantes de fast-food é uma das mais tradicionais do Japão, frequentada, sobretudo por homens, por se tratar de uma comida  rápida, barata e  nutritiva, disse ter considerado por um tempo produzir seus próprios ingredientes para garantir o abastecimento da matéria-prima, a gestão dos custos e a segurança de seus clientes.

"Ao receber o apoio da cidade de Fukushima, pudemos nos associar a agricultores locais para criar esta exploração", explicou o grupo Yoshinoya Holdings em um comunicado.
A cidade de Fukushima havia sido tradicionalmente uma importante região agrícola do Japão, mas após o desastre nuclear provocado pelo tsunami de 11 de março de 2011 atualmente conta com a maior proporção de terras em pousio.
A Yoshinoya prevê explorar até 13 hectares até 2017-2018 (começando com 4,3 hectares) para produzir, além de arroz, quase todos os ingredientes necessários para seu principal prato, o "gyudon" (uma tigela de arroz coberta com carne bovina), como cebolas, repolho e alho poró.
gyudon
Também construirá uma usina para processar os alimentos utilizados nos restaurantes da rede Yoshinoya de todo o país.
"É claro, vamos controlar a radioatividade dos produtos e só utilizaremos aqueles cujo nível for inferior ao limite legal fixado pelas autoridades", disse  Yasunori Yoshimura, um porta-voz da Yoshinoya.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mogiano lembra os bons tempos do Palacete Jafet

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio