Discussões sobre a mobilidade urbana

No último mês de setembro, Mogi das Cruzes sediou o 1º Fórum de Mobilidade Urbana, que reuniu autoridades e especialistas no assunto, visando melhorar os problemas no trânsito e os meios de transporte.

fórum de mobilidade urbana em Mogi das Cruzes

A prefeitura apresentou vários projetos de obras viárias que estão em construção ou projeto, visando melhorar os problemas de congestionamento, principalmente na ligação entre Suzano e Mogi, que é um ponto critico nos horários de pico.

Nos últimos anos os governantes vêm incorrendo no mesmo erro, que é priorizar o transporte individual em detrimento ao coletivo. E Mogi vem na mesma linha, todos esses projetos de alto custo e que demandam tempo, irão facilitar os motoristas, mas esquecem de contabilizar o aumento significativo da frota de veículos. Em suma, quando as obras estiverem prontas, o problema dos congestionamentos continuará, pois o numero de veículos circulando estará bem mais elevado do que os atuais.

Para os problemas de melhoria do trânsito no centro da cidade não há nenhuma proposta concreta, o problema é que as autoridades sempre tocam no entrave de Mogi ser uma cidade antiga, com ruas estreitas e cortadas por uma linha férrea.



Nas grandes cidades da Europa e do Japão, também existe o mesmo problema de ruas estreitas por ser uma civilização bem mais antiga que a nossa. Mas com obras e adaptações pontuais, preservando a arquitetura original e, sobretudo contando com a colaboração da população, que vem adotando outras formas de mobilidade urbana, como o transporte público e as bicicletas, os congestionamentos estão diminuindo.

A comunidade européia adotou a partir do ano de 2007 um programa denominado “Livro Verde” que é uma exposição de novas culturas de mobilidade urbana.

Um dos grandes desafios da cidade são os congestionamentos urbanos, que tem múltiplas repercussões: econômicas, sociais e ambientais.

Ao contrário do que vem ocorrendo no Brasil, a Europa investiu pesado em transporte público. O VLT (veiculo leve sobre trilhos) foi introduzido em várias metrópoles, ganhando a simpatia dos usuários que deixaram seus carros na garagem e começaram a usar o VLT, que é um transporte rápido, moderno e inteligente.

Outra ação que desagradou os motoristas no inicio, mas que se fez necessária foi a proibição de estacionar os veículos nas ruas centrais da cidade. Uma atitude que acredito se faz necessária também em Mogi. Proibir o estacionamento nas ruas centrais próximo ao mercado municipal, nas ruas Prof. Flaviano de Melo, Cel. Souza Franco e Barão de Jaceguai, seria uma forma de melhorar a fluidez do trânsito.

Na cidade de Nagoya no Japão, essa proibição de estacionamento nas cruas também foi adotada. A prefeitura fez algumas desapropriações e construiu diversos edifícios garagem, e os estacionamentos particulares já existentes, firmaram um convênio com a prefeitura para ampliação e modernização do sistema, oferecendo mais vagas, e os valores cobrados, são os mesmos do que eram cobrados nas ruas, cabendo a prefeitura fazer o repasse aos proprietários dos estacionamentos.




Essas atitudes, aliado a um transporte publico eficiente, praticamente eliminou os congestionamentos na área central da cidade japonesa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mogiano lembra os bons tempos do Palacete Jafet

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio