Japão quer exportar tecnologia do trem bala


Pretendemos ter os trens de alta velocidade funcionando em 2014, para a Copa do Mundo”, essa foi a frase dita em 2009 pela então Ministra da Casa Civil Dilma Rousseff. A copa já passou e nada saiu do papel. Agora o governo planeja concluir o projeto em 2020, ou seja, com seis anos de atraso.

A adoção de sistemas de trens de alta velocidade estão sendo adotadas em escala global. A China vem desenvolvendo rapidamente linhas ferroviárias deste tipo desde cerca de 2007. Nos Estados Unidos, a construção de um sistema de trens do gênero começou este ano no estado da Califórnia. Existem planos semelhantes também na Índia, país com grande população e vasto território.
As medidas mundiais de promoção de esforços para lidar com os problemas ambientais também são um fator importante. Quando se levam em consideração a emissão de gases poluentes e o consumo de energia, aviões e automóveis são limitados enquanto meios de transporte de massa entre cidades, e os sistemas ferroviários são mais eficazes neste sentido.

O ponto forte do trem-bala japonês é que ele pode funcionar com segurança mesmo sob condições climáticas severas e durante desastres naturais, como terremotos, tufões e neve. Por exemplo, o shinkansen é equipado com tecnologia que freia imediatamente o trem quando um terremoto é detectado. O trem dispõe ainda de um sistema que previne o tombamento dos vagões. Estas funções foram postas à prova pelo devastador terremoto que atingiu a região leste do Japão em 2011.

Outros pontos fortes da tecnologia são os vagões leves e fortes, os freios que não afetam o conforto dos passageiros, e o treinamento dos funcionários.


Um dos líderes mundiais na tecnologia de trens de alta velocidade é o Japão.

Para os japoneses, o trem-bala é mais do que uma maravilha tecnológica que resiste à passagem do tempo. O shinkansen — nome oficial do superexpresso — ajudou a transportar o país de volta ao cenário internacional no pós-guerra. Em 1964, Tóquio ainda tinha sua imagem associada aos horrores da Segunda Guerra. Mas às vésperas da abertura das Olimpíadas na capital, naquele mesmo ano, o shinkansen fez sua primeira viagem e o mundo entendeu que o Japão havia mudado.

Começava ali a trajetória dos japoneses rumo ao desenvolvimento que criou uma das maiores potências econômicas da história asiática. A inauguração da primeira rota, entre Tóquio e Osaka, em 1º de outubro de 1964, foi comemorada por multidões nas duas cidades, distantes 513km. O trajeto, que antes demorava sete horas, passou a ser feito em quatro, a 210 km/h (hoje a viagem leva pouco mais de duas horas). Desde então, vários modelos de trem-bala foram lançados e já transportaram dez bilhões de passageiros em seu meio século de existência.Trens mais velozes surgiram, enquanto outros países lançaram seus próprios veículos de alta velocidade, mas o shinkansen continua sendo um símbolo incomparável de eficiência, conforto e segurança.

O interior do Shinkansen é igual ao de um avião

Nunca houve um acidente grave envolvendo o trem-bala no Japão. Sua média de atraso é 36 segundos.Viajar de shinkansen não é barato. Em compensação não tem estresse. Com a passagem na mão (comprar na hora é fácil), basta chegar 15 minutos antes na estação. É o tempo suficiente para confirmar o horário de partida, achar a plataforma e posicionar-se à frente do vagão.

O passeio de Tóquio à Kioto é memorável. Nem dá para sentir os 360 kms que separaram as duas cidades. Em duas horas e meia, a viagem, que custa cerca de US$ 140, transcorre entre campos de arroz e casas de madeira. O Monte Fuji ao fundo dá o toque de cartão-postal. Quando o vulcão é avistado, boa parte dos passageiros se levanta para fotografar a montanha. O Fuji, da janela de um trem-bala, é um clássico.



Como o Japão não gosta de ser superado pela China, já está testando seu trem de levitação magnética, o maglev, que poderá chegar aos 500 km/h. A primeira linha, entre Tóquio e Nagoia, está prevista para 2027. Mas nos trilhos japoneses o futuro já chegou há cinco décadas.

 O Japão planeja por em prática, o plano de expansão da rede do shinkansen  e a exportação pode ser uma via para uma maior promoção da tecnologia, desenvolvida durante os 50 anos de operação do trem-bala no Japão, e podem-se esperar ainda efeitos econômicos com as vendas para o exterior. Baseado no apelo de sua filosofia, "segurança em primeiro lugar", que tem orientado a história dos 50 anos sem acidentes fatais de operação do shinkansen.

Um dos pontos em que as negociações podem emperrar, é o fato de o Japão pretende exportar o sistema completo dos trens, representado por um conjunto tecnológico de maquinário, sistemas elétricos, engenharia, operação ferroviária, vendas e outros. O ideal seria que o sistema japonês fosse compatível com as tecnologias e cultura do país importador, mas nem sempre este seria o caso. Mesmo que o shinkansen não possa ser exportado como um pacote único, seria importante também que o Japão não hesitasse em oferecer cooperação tecnológica parcial.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mogiano lembra os bons tempos do Palacete Jafet

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio