Feliz dia das mães

Minha avó ao centro com filhos e bisnetos

A palavra “pioneira” significa alguém que é o primeiro a abrir caminho, descobridor, desbravador, precursor. Todos esses adjetivos são perfeitamente designados para classificar a minha avó que nos deixou no último dia 24 de abril, quando estava prestes a completar 100 anos de vida.

Seu nome, Hanae Toyota, nascida em 1915 na província de Gifu no Japão. Sua relação com o Brasil começa quando ela completa 15 anos de idade. Com o Japão assolado por uma grande crise financeira devido aos altos gastos com as guerras, milhares de japoneses rumavam para outros países em busca de melhores condições de vida. O Brasil era o país que mais recrutava japoneses para trabalhar nas lavouras de café. Foi aí que minha avó ainda adolescente embarcou rumo ao Brasil junto com seu tio. Esse sempre foi um mistério, pois ela nunca comentava sobre os pais ou irmãos, só se sabe que ela veio para o Brasil com esse tio.

Desembarcando no Brasil, foi trabalhar na região do Vale do Ribeira, e depois de alguns anos casou-se e teve 5 filhos.

Durante o período da 2ª guerra, os japoneses que aqui estavam, passaram por momentos de muita dificuldade, eram perseguidos, discriminados, tratados como inimigos. Como os japoneses são muito nacionalistas, a maioria não aceitava em hipótese alguma a ideia de que o Japão foi derrotado na guerra. Nesse período aconteceu um grande conflito entre os próprios japoneses, quem aceitava a derrota era declarado inimigo e muitos acabam assassinados. Meu avô estava nesse grupo de nacionalistas e acabou sendo preso, torturado e sofrendo nas mãos da policia. Após ser libertado, logo veio a falecer.

 Minha avó ficou viúva muito cedo. A partir daí ela mostra seu lado forte, apesar da aparência frágil. Com filhos para criar, não desanima em momento algum, arregaça as mangas e aflora toda sua força e determinação, conseguindo superar todas as adversidades, como aprender a língua portuguesa, e trabalhar no comércio.

Minha convivência com ela foi muito edificante. Morou conosco por muito tempo, enquanto meus pais trabalhavam, ela cuidada de mim e de meu irmão desde quando éramos pequenos. Ela me ensinou a ter disciplina, respeito, contava as historias de sua infância no Japão e de como chegou no Brasil. Também me levava na Igreja que freqüentava a Igreja Messiânica, onde era um dos membros mais antigos.

Estamos às vésperas do dia das mães, e ficará um vazio muito grande, pois durante todos os anos de minha vida, o dia das mães era um dia em que toda a família se reunia para homenagear minha avó.


Feliz dia das mães 

Comentários

  1. Meus mais sentidos pesames Akira, nao sabia que sua avo tinha falecido, eu a conheci de pertinho, era uma pessoa muito linda...um abraco em toda tua familia..Eliana

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mogiano lembra os bons tempos do Palacete Jafet

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio