Túnel poderá ser a solução para as enchentes em Jacarta na Indonésia
Jacarta, a capital da Indonésia, foi atingida por graves
enchentes em meados de janeiro. Com uma população de 10 milhões de pessoas,
Jacarta se localiza numa planície. Quarenta por cento, ou seja, 24 mil hectares
das terras da capital se localizam abaixo do nível do mar.
![]() |
Segundo, o professor da Universidade da Indonésia
e idealizador do projeto, Firdaus Ali,
existem problemas complicados em Jacarta. Enchentes atingem a cidade todos os
anos e muitos lugares ficam inundados na maré alta. Além disso, a cidade sofre
com um congestionamento de trânsito crônico. Ela também carece de água limpa,
rede de esgoto e instalações subterrâneas de utilidade pública.
Sempre que a cidade tenta introduzir medidas
contra enchentes ou construir estradas, surge o problema de aquisição de
terras. Por isso surgiu à ideia de se trabalhar o subterrâneo. Cidades em todo
o mundo estão usando seu espaço subterrâneo para desenvolver infraestrutura.
Por isso foi criada a proposta de se construir um túnel de múltiplos propósitos
como uma infraestrutura subterrânea.
O túnel terá de 13 a 15 metros de diâmetro. O
interior do túnel terá três andares. O último andar será usado como uma estrada
de mão única com pedágio. O segundo andar também será igual, porém na direção
oposta. O andar térreo será um corredor de água consistindo num cano de
escoamento e um cano de água bruta. A julgar pela pesquisa sobre a camada do
planejado local de construção, a profundidade do túnel deverá ser de cerca de
12 a 32 metros abaixo do solo.
O modo de operar o túnel será nos moldes do túnel
SMART de Kuala Lumpur, capital da Malásia. Durante o horário normal, o túnel é
operado no módulo 1. Ele é usado como duas estradas e um canal. Quando chuvas
fortes fazem com que os rios atinjam sua altura máxima, o túnel é operado no
módulo 2. Uma das estradas é fechada e suas entradas e saídas são lacradas com
um sistema de portas hidráulicas após todos os carros tiverem sido retirados.
Depois a água entra no túnel. Quando os níveis de chuva ficam altos, o túnel é
operado no módulo 3. Todas as estradas do túnel são fechadas, recebem água e bombeia
a mesma para o mar.
Comentários
Postar um comentário