Qual o destino dos entulhos de construção


Alguém sabe qual o destino dos entulhos (resíduos de construção)? Para onde os caminhões levam as caçambas de entulho?

Em algumas cidades, os caminhões levam  o material para ser depositado nos aterros sanitários. Mas algumas empresas de coleta, visando economizar tempo e combustível, acabam jogando os entulhos em terrenos isolados, os chamados aterros clandestinos, formando em pouco tempo, verdadeiras montanhas de entulho. Ao serem descobertos, simplesmente procuram outro local para continuar depositando o material.

Entulho jogado a beira de estrada vicinal

A cidade de Guarulhos-SP tomou uma grande iniciativa ao criar o Ponto de Entrega Voluntária de Entulho (PEV), que recebe pequenas quantidades de entulho. A quantidade de material de cada descarte não pode ultrapassar a um metro cúbico, equivalente a cerca de cinco carrinhos de mão.

Recicladora de entulho

Os resíduos recolhidos no PEV são encaminhados a uma recicladora de entulhos da própria Prefeitura, onde são recebidos também entulhos em maior quantidade, provenientes de construções de maior porte.

Os entulhos que chegam à recicladora, primeiramente passam por uma etapa de triagem onde são separados os materiais que não podem ser reciclados, e posteriormente, o material é depositado em esteiras rolantes, chegando até o britador, que é uma grande trituradora onde é feito todo o processo de reciclagem propriamente dito.

Tijolos e telhas cerâmicas, reboco de paredes serão transformados em terra e areia para construção. Concreto e blocos de cimento serão transformados em blocos, guias de calçada e brita para pavimentação de ruas.

Segundo os engenheiros da Prefeitura, o material reciclado é de excelente qualidade, e no caso dos blocos produzidos, a qualidade pode ser superior aos encontrados no mercado devido à alta concentração de cimento. Estima-se que cerca de 10m³ de entulho são suficientes para a fabricação de blocos para a construção de uma casa popular de 60m²

O principal objetivo do PEV é sem dúvida, acabar com o despejo irregular de entulhos em  locais indevidos, causando um grande problema ambiental. A iniciativa também está gerando emprego e renda aos catadores de entulho, bem como contribuir para a prevenção de enchentes, uma vez que os córregos e as bocas-de-lobo são geralmente, o destino final desse tipo de material.

O Brasil ainda encontra-se num patamar muito abaixo dos outros países em relação à reciclagem de entulhos. Países como: Estados Unidos, Japão, Alemanha, Itália e Inglaterra, têm essa prática consolidada e contam com diversas usinas de reciclagem em todo o país.
No Japão, por exemplo, o desperdício de materiais durante uma reforma ou construção é mínimo, graças aos modelos de construção adotados e aos materiais de tamanho diferenciados, como: blocos, tijolo, telhas e peças de madeira, onde as peças têm um encaixe perfeito, evitando o corte, e consequentemente minimizando o desperdício de materiais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mogiano lembra os bons tempos do Palacete Jafet

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio