Lojas de conveniência planejam abrir no Brasil e sudeste asiático
Para quem já esteve no
Japão sabe da comodidade que é uma loja de conveniência. Espalhadas por todos
os pontos da cidade, desde as mais remotas regiões até os grandes centros
empresariais da capital Tokyo, as lojas de conveniência fazem parte do
cotidiano da população. A qualquer hora do dia ou da noite, é possível
encontrar praticamente tudo o que se precisa, comida, bebidas, material de
higiene, jornais, revistas e também serve como ponto de encontro, onde jovens
se reúnem nos estacionamentos das lojas para conversar e tomar um lanche.
Com o mercado interno do
Japão diminuindo devido a uma taxa de natalidade decrescente e o envelhecimento
da população, as redes de lojas de conveniência estão buscando expansão no exterior.
A rede Circle K Sunkus
deve criar uma joint venture com uma empresa local da Malásia e está planejando
abrir sua primeira loja na capital, Kuala Lumpur, no outono do próximo ano.
Esta será a primeira
investida da rede no exterior e que procura abrir também cerca de 300 lojas no
Brasil no prazo de quatro anos, segundo a rede de televisão NHK.
As operadoras de lojas
de conveniência japonesas estão abrindo novos mercados, onde se espera o
crescimento econômico e devem impulsionar o consumo.
A Family Mart decidiu
operar nas Filipinas e já tem lojas na Indonésia e em dois outros países do
Sudeste Asiático. A empresa planeja abrir sua primeira loja nas Filipinas em
fevereiro e quer expandir a rede para 300 lojas em cinco anos.
A rede Lawson, que
também opera na Indonésia, formou uma aliança com uma empresa tailandesa e está
operando com cerca de 600 lojas, e pretende convertê-los em lojas Lawson partir
do próximo ano.
O Seven Eleven, que
entrou nos dois países à frente do Lawson, está ampliando o número de pontos de
venda.
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