Fraude contábil no Japão

Presidente e diretores da Toshiba pedem desculpas por manipulação de balanços

Para quem trabalha na área contábil sabe muito bem que a manipulação de balanços não é uma prática nova, nem no Brasil, nem no restante do mundo.

No exterior, a manipulação de resultados visa o aumento artificial do lucro, já no Brasil a manipulação sempre foi feita para reduzir lucros. Essa diferença se da pelo fato de lá fora o aumento de lucros visava atrair investidores no mercado de capitais, enquanto que aqui no Brasil a diminuição de lucros sempre visou à sonegação de impostos.

Nesta semana veio a público a noticia de que executivos de alto escalão da multinacional japonesa Toshiba, estavam sistematicamente envolvidos na manipulação de lucros da empresa. A manipulação acusou nos seus demonstrativos contábeis lucros de US$ 1,22 bilhão no período de 7 anos, números muito acima da realidade da empresa. O relatório dos analistas aponta os diretores e responsáveis pelo departamento contábil de não ter consciência ou conhecimento necessário das práticas contábeis adequadas.

O reflexo do escândalo foi imediato. O presidente da Toshiba, Hisao Tanaka, o vice-presidente do conselho de administração, Norio Sasaki, e o conselheiro Atsutoshi Nishida, renunciaram aos seus cargos na terça-feira (21/07), juntamente com oito diretores, ou seja, metade do conselho de administração.

Agora a Toshiba enfrenta dificuldades para formar uma nova equipe administrativa, após a dissolução de quase todo seu conselho.

Segundo a empresa, diretores independentes formarão a maioria do conselho de administração e o comitê de auditoria interna será chefiado por uma pessoa de fora.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

A Cultura do Respeito ao Idoso

Contra crise, moda no Japão são hotéis a preços baixos e com espaço mínimo