Reclame menos, e mude a situação
Você já parou para pensar e contar quantas reclamações
ouvimos e fazemos durante o dia?
Logo que levantamos da cama, já reclamamos porque temos
que acordar cedo para trabalhar ou estudar. Ao sair de casa, reclamamos porque
está frio ou calor demais.
Depois reclamamos que o ônibus está demorando ou está
lotado, que o trânsito está complicado e desse jeito vamos chegar atrasado. E
no trabalho, reclamamos dos colegas, do chefe e do salário que está baixo.
E as empresas, como sofrem com reclamações... Diariamente
um grande número de reclamações chega a seus canais de comunicação, e seus
ouvidores têm que ter muita paciência para solucionar essas questões.
Mas o que fazer para mudar essa situação? É complicado,
pois já nascemos reclamando. Na hora do parto, o bebê chora reclamando por sair
do aconchego do ventre materno e agora estar num ambiente estranho.
Uma dica para diminuir o número de reclamações é anotar a
quantidade e os motivos de nossas reclamações durante o dia.
Com base nos dados. O próximo passo é fazer uma análise
da situação que nos levaram a reclamar.
E por último, o que poderíamos ter feito para mudar a
situação, evitando assim, o ato de reclamar.
Ao se deparar com uma situação que não concorda, respire
fundo, analise a situação, e tente solucionar a questão de maneira ponderada,
conversando com a outra pessoa, e tente passar esse ensinamento a ela.
Isso tudo não quer dizer que nos mantenhamos omissos,
devemos sim, reclamar, reivindicar, mas com cautela, e ao mesmo tempo, expor
soluções para as reivindicações. O simples fato de reclamar por reclamar, não
faz bem para nosso corpo e alma, nossa adrenalina sobe, juntamente com um clima
de tensão e aumento do nível de stress. Tudo isso faz mal, e devemos evitar
situações que nos levam a esse estado.
Vamos tentar seguir essas dicas, respeitando as pessoas
ao nosso redor, isso fará de você uma pessoa mais equilibrada, sensata e
inteligente.
Comentários
Postar um comentário