O papel do Japão na expansão do Canal do Panamá
O Canal do Panamá é um
importante corredor entre os oceanos Atlântico e Pacífico, desde que foi aberto
em 1914. O canal agora está passando por uma grande obra de expansão, num custo
total de 5,25 bilhões de dólares, que deveria ser finalizada em 2014, no seu
centenário. O plano de expansão consiste na construção de uma nova hidrovia,
criando um novo conjunto de comportas paralelo às existentes, para ser operado
simultaneamente junto às comportas atuais. Cada conjunto ascenderá do nível do
mar até o Lago Gatún em apensas uma passagem, em oposição à situação atual,
onde há uma passagem em duas etapas, Miraflores/Pedro Miguel. Depois da obra
terminada, enormes navios-tanque e de contêineres, poderão passar pelo canal
transportando quase três vezes o volume de carga que transportam atualmente.
O Japão é o maior investidor do projeto de
expansão. Até o momento, o Japão forneceu 800 milhões de dólares. Em maio, o
chanceler japonês, Fumio Kishida, visitou o Panamá a fim de se encontrar com
sua contraparte panamenha Fernando Núñez Fábrega, visando fortalecer a
cooperação bilateral.
O governo do Panamá afirma que mais de 60% da
obra está completa. O projeto teve início em 2007, mas os trabalhos sofreram um
atraso devido a um processo entre o governo e as empresas contratadas, a
respeito do material a ser usado. O trabalho deverá ser finalizado em 2015 ao
invés de 2014 como planejado inicialmente.
O Japão é um dos maiores usuários do canal e
também um dos que mais usam a zona de livre-comércio de Colón. O presidente
panamenho Ricardo Alberto Martinelli Berrocal anunciou que o Japão vai
participar da construção de uma quarta ponte rodoviária por sobre o canal e de
uma ferrovia na cidade do Panamá. O presidente manifestou uma grande
expectativa no Japão.
Depois que o projeto
apoiado pelo Japão for completado, a capacidade de distribuição no Panamá e do
Canal do Panamá deverá apresentar uma melhora drástica. Isto por sua vez,
deverá mudar a distribuição de produtos em todo o mundo.
O crescimento econômico do Panamá em 2010 e
2011 foi de acima de 10% graças ao efeito do projeto de expansão do canal. O
índice de crescimento deverá ser de cerca de 9% neste ano. Oitenta por cento do
PIB do Panamá vem de trabalhos relacionados ao canal.
O canal produz um bilhão de dólares em lucro
ao governo a cada ano. O projeto tem efeitos econômicos para promover mais os
negócios relacionados ao canal e melhorar infraestruturas como portos e
ferrovias.
Fonte:NHK WORLD
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