Japão está investindo alto em redes inteligentes


Após o acidente nuclear na usina de Fukushima no Japão, o país deparou-se com um grande dilema: buscar fontes de energia seguras e renováveis.

O governo tem investido muito em energia solar e eólica, subsidiando a compra de painéis solares para residências e pequenas empresas e também turbinas eólicas para as grandes empresas que estão dispostas a investir nesse tipo de energia limpa.

Mas esses dois tipos de energia estão a mercê das condições climáticas, que estão cada dia mais instáveis, causando mudanças bruscas no clima do planeta.

Devido a esses fatores, o Japão está investindo em Smart Grid (redes inteligentes), que é uma forma de rede elétrica que utiliza tecnologia digital, que são basicamente sensores que detectam informações sobre a operação e desempenho da rede, analisando, por exemplo, se a tensão está muito alta ou baixa, instruindo os dispositivos instalados na rede para reduzir ou aumentar a tensão, economizando assim a energia gerada e contribuindo para reduzir as emissões de carbono.


A Toshiba, uma das maiores fabricantes de eletroeletrônicos do Japão, fechou um acordo de parceria de negócios com a empresa francesa Alstom Grid na área de smart grids buscando desenvolvimento no sistema de distribuição de energia elétrica de próxima geração, fazendo uso de baterias de armazenamento e de controle remoto computadorizado para gerenciar as reservas de energia.

A Toshiba fabrica baterias de armazenamento avançadas. A Alstom Grid, por sua vez, é conhecida pro suas soluções em gerenciamento de redes elétricas.


As duas empresas planejam trabalhar juntas com o objetivo de desenvolver uma ampla gama de soluções em gerenciamento de eletricidade, esperando assim comercializar produtos para operadoras do mundo todo e impulsionar sua competitividade dentro do comércio global de energia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

A Cultura do Respeito ao Idoso

Contra crise, moda no Japão são hotéis a preços baixos e com espaço mínimo