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Cruel, muito cruel

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Até quando iremos continuar sofrendo com os serviços públicos no Brasil? Atendimento à saúde, educação, transportes, sempre tem algum problema em suas estruturas e quem acaba sendo prejudicado é a população. Hoje pela manhã fui vítima de mais um desses “problemas”. A greve dos trabalhadores da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) causou transtornos a milhares de usuários e pegou todos de surpresa, pois a noticia de que os trabalhadores iriam entrar em greve foi divulgada apenas por volta das 22h00min de ontem. Utilizo os trens diariamente para me deslocar para o trabalho de Mogi das Cruzes até o bairro do Tatuapé na capital paulista, e o trajeto é feito em aproximadamente uma hora e dez minutos. Hoje como não tínhamos os trens, a opção foi optar pelos ônibus intermunicipais, e a experiência foi a mais terrível que já passei. Para começar, não conseguia entrar no ônibus, tamanha a quantidade de pessoas nos pontos, e tive que esperar passar 3 coletivos até conse

Revisão das leis do trânsito para ciclistas entra em vigor no Japão

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No dia 01/06/2015, entrou em vigor no Japão uma revisão das leis do trânsito. Ciclistas que forem flagrados repetidas vezes realizando infrações perigosas, como ignorar os semáforos ou pedalar enquanto usam seus smartphones, terão de fazer um curso de regras de segurança. De acordo com as leis de trânsito do Japão, bicicletas são definidas como veículos. Em anos recentes o número de acidentes envolvendo ciclistas e pedestres aumentou bastante. Só no ano passado chegou a 542 o número total de acidentes fatais envolvendo bicicletas. Segundo o especialista em políticas para bicicletas e pesquisador executivo do Instituto de Pesquisas Sumitomo Mitsui Trust, Muneharu Kokura , ainda não foi possível diminuir o uso perigoso das bicicletas, por um simples motivo:   “Um fator é que muitos ciclistas não sabem que a bicicleta é um veículo, e por isso não se sentem obrigados a obedecer as regras do trânsito. A culpa desta situação é uma revisão feita em 1970. Naquela época o Ja

'No Japão, terra dos meus pais, descobri que sou 100% brasileiro'

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Fitas coloridas de papel vão se rompendo à medida que o navio Kasato Maru se distancia do porto de Kobe. A bordo, 781 pessoas, de 151 famílias, choram e acenam com lenços aos que ficam. Partiam com o coração cheio de incertezas e de temores. Mas a vontade de vencer era, com certeza, muito maior. O destino final: porto de Santos, no litoral de São Paulo. Começava ali, no dia 28 de abril de 1908, a primeira de uma série de viagens que levaria os imigrantes japoneses para o Brasil. Depois de quase oitenta anos, foi a vez dos brasileiros fazerem o caminho inverso. O repórter da BBC, Ewerton Tobace, relata suas passagens como filho de imigrantes no Brasil e o outro lado, de brasileiro no Japão. Saíram do Brasil em direção à "terra do sol nascente" com o mesmo espírito dos antepassados que um dia cruzaram os mares. Queriam vencer, de alguma forma, no exterior. O movimento ficou conhecido como decasségui ( 出稼ぎ , dekasegi), cuja palavra significa, literalment

Você sabe o que é "Síndrome de Galápagos"?

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O Japão, em pleno século XXI, ainda continua sendo uma das sociedades mais fechadas do mundo. Mesmo com o crescente número de turistas estrangeiros, alguns equipamentos que facilitam o cotidiano dos japoneses, ainda é um quebra cabeças para os estrangeiros, devido a complexidade e não possuir informações em inglês. Um exemplo clássico, são os caixas eletrônicos. As famosas máquinas ATM (caixas eletrônicos) para saques e outras operações, ainda são um mistério para a maioria dos visitantes estrangeiros. Muito utilizadas pelos japoneses, elas ainda causam certa frustração nos turistas estrangeiros, por não se adequarem aos padrões internacionais. Cheios de peculiaridade, muitos caixas eletrônicos, por exemplo, não funcionam depois de uma determinada hora da noite. Isto surpreende os estrangeiros que estão acostumados a dispor do dinheiro no sistema 24/7. De acordo com o jornal  Nikkei Asian Review , apenas 48,000 dos quase 200.000 caixas eletrônicos do Japão aceitam cartões

Feliz dia das mães

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Minha avó ao centro com filhos e bisnetos A palavra “ pioneira” significa alguém que é o primeiro a abrir caminho, descobridor, desbravador, precursor. Todos esses adjetivos são perfeitamente designados para classificar a minha avó que nos deixou no último dia 24 de abril, quando estava prestes a completar 100 anos de vida. Seu nome, Hanae Toyota, nascida em 1915 na província de Gifu no Japão. Sua relação com o Brasil começa quando ela completa 15 anos de idade. Com o Japão assolado por uma grande crise financeira devido aos altos gastos com as guerras, milhares de japoneses rumavam para outros países em busca de melhores condições de vida. O Brasil era o país que mais recrutava japoneses para trabalhar nas lavouras de café. Foi aí que minha avó ainda adolescente embarcou rumo ao Brasil junto com seu tio. Esse sempre foi um mistério, pois ela nunca comentava sobre os pais ou irmãos, só se sabe que ela veio para o Brasil com esse tio. Desembarcando no Brasil, foi trabalh

Distrito de Tóquio se torna o primeiro a reconhecer união gay no Japão

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Hiroko Masuhara e Koyuki Higashi O distrito de Shibuya, em Tóquio, aprovou nesta terça-feira (31) o reconhecimento dos casais do mesmo sexo, com o que se transformou no primeiro município do Japão que dá um passo rumo à equiparação legal das uniões homossexuais. A iniciativa entrará em vigor nesta quarta-feira (1) e permitirá a expedição de certificados de união civil a casais homossexuais, o que assenta um importante precedente em um país onde a legislação civil não reconhece direito algum para os casais homossexuais. Segundo a ordenança aprovada hoje pelo consistório local, estes certificados reconhecerão os casais do mesmo sexo como uniões diferentes ao casamento e não serão legalmente vinculativos. No entanto, a ordenança inclui medidas para garantir que as uniões homossexuais recebam um status similar ao dos casamentos no momento de receber benefícios fiscais, serviços sociais ou contratos a título partilhado. Deste modo, o consistório local evitou o empecilho da Cons

Japão constrói muralha contra tsunamis

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O governo do   Japão   está construindo uma grande muralha para se proteger de tsunamis.  A construção terá 12,5 metros de altura e se estenderá por mais de 400 quilômetros na costa noroeste do país. A muralha é feita de cimento e formada por uma cadeia de paredes menores e blocos que facilitam a construção. A obra custou algo em torno de US$ 6,8 bilhões (mais de R$ 21 bilhões) e visa evitar um desastre parecido com o ocorrido em março de 2011, no qual um tsunami provocado por um terremoto no Oceano Pacífico destruiu comunidades costeiras e a usina nuclear de Fukushima, deixando um total de 19 mil mortos. Os que são a favor do projeto afirmam que a muralha é uma espécie de mal necessário e alegam que a edificação ainda pode criar novos postos de trabalho. Estima-se que a construção do muro demore dois anos. Os críticos da muralha afirmam que ela vai arruinar completamente a paisagem, prejudicar os ecossistemas marinhos e a indústria pesqueira local. Falsa segur