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Culinária japonesa - patrimônio cultural

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A culinária japonesa é uma das mais apreciadas mundialmente, e nas últimas décadas vem se espalhando por diversos países, sendo considerado sinônimo de alimentação saudável e natural. Somente em São Paulo e Nova York, duas grandes metrópoles mundiais, a quantidade de novos restaurantes japoneses aumenta a cada dia. Empresários do setor estão investindo alto nesse filão, pois nos últimos anos, a preocupação com os altos índices de obesidade da população das grandes cidades, vem fazendo com que os governos locais intensifiquem campanhas de orientação em relação à alimentação saudável e a pratica de atividades físicas constantes. Pensando nisso, o Japão busca junto a Unesco, o  reconhecimento da culinária do país como herança cultural intangível, uma designação concedida a apenas quatro regiões. Caso seja concedido, o reconhecimento deve elevar o perfil da culinária japonesa em nível global, após a popularização das iguarias do país nas duas últimas décadas. O

A política dos carros ecológicos na Indonésia

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O governo da Indonésia introduziu em junho uma política chamada Projeto LCGC, sigla em inglês para Low Cost Green Car, ou seja, carros ecológicos de baixo custo. A política objetiva facilitar a compra de carros por mais pessoas das camadas de menor renda da população. Outro objetivo é a criação de um ambiente mais verde, por meio da utilização de carros de menor consumo de combustível. Contudo esta política se mostrou controversa, pois muitas pessoas acreditam que ela só venha a complicar ainda mais os sérios problemas de congestionamento de trânsito de Jacarta e outras grandes cidades do país. Perguntamos ao professor Danang Parikesit, da Universidade Gadjah Mada, que também é presidente da Sociedade de Transporte da Indonésia, uma ONG envolvida com o desenvolvimento sustentável do transporte no país, sobre o projeto do governo. Ele nos dá mais detalhes a respeito da controvérsia. Segundo o professor da Universidade de Jacarta, Danang Parikesit existem duas questões da po

Como o trânsito inferniza até a vida das abelhas

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Asma, bronquite, doenças cardiovasculares... A conta que o corpo humano paga por causa do trânsito carregado nas grandes cidades é velha conhecida da Ciência. Mas não são apenas as pessoas que padecem com a   poluição   do ar. Um novo estudo indica que a queima de   combustíveis fósseis, especialmente do diesel, inferniza também a vida das abelhas. De acordo com a   pesquisa, publicada no periódico científico Nature, a poluição elimina o odor das flores, o que confunde as abelhas e afeta sua capacidade de sobreviver e polinizar. As abelhas têm um senso de olfato sensível e uma excepcional capacidade de aprender e memorizar novos odores. É a partir desses odores, que elas localizam e reconhecem as flores onde colhem seu alimento. “Em um ambiente ideal de campos verdes e ar puro, as abelhas têm pouco problema em traçar a origem dos aromas das flores. Mas, em uma zona urbana poluída ou ao longo de rodovias, a exaustão do   carro   altera violentamente a composição química dos o

Discussões sobre a mobilidade urbana

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No último mês de setembro, Mogi das Cruzes sediou o 1º Fórum de Mobilidade Urbana, que reuniu autoridades e especialistas no assunto, visando melhorar os problemas no trânsito e os meios de transporte. fórum de mobilidade urbana em Mogi das Cruzes A prefeitura apresentou vários projetos de obras viárias que estão em construção ou projeto, visando melhorar os problemas de congestionamento, principalmente na ligação entre Suzano e Mogi, que é um ponto critico nos horários de pico. Nos últimos anos os governantes vêm incorrendo no mesmo erro, que é priorizar o transporte individual em detrimento ao coletivo. E Mogi vem na mesma linha, todos esses projetos de alto custo e que demandam tempo, irão facilitar os motoristas, mas esquecem de contabilizar o aumento significativo da frota de veículos. Em suma, quando as obras estiverem prontas, o problema dos congestionamentos continuará, pois o numero de veículos circulando estará bem mais elevado do que os atuais. Para os pro

Rede de restaurantes japonesa produzirá arroz em Fukushima

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A rede de   restaurantes   japonesa Yoshinoya , especializada em pratos de arroz com   carne, o tradicional "gyudon",  anunciou que cultivará arroz e verduras em   Fukushima   para apoiar esta cidade vítima de um tsunami e de um acidente nuclear. Desafiando o medo da radioatividade, a Yoshinoya criou a exploração agrícola "Yoshinoya Farm Fukushima", na região de Shirakawa, a 80 km da central danificada pelo terremoto e tsunami de março de 2011. Esta rede de restaurantes de fast-food é uma das mais tradicionais do Japão, frequentada, sobretudo por homens, por se tratar de uma comida   rápida , barata e  nutritiva, disse ter considerado por um tempo produzir seus próprios ingredientes para garantir o abastecimento da matéria-prima, a gestão dos custos e a segurança de seus clientes. "Ao receber o apoio da cidade de Fukushima, pudemos nos associar a agricultores locais para criar esta exploração", explicou o grupo Yoshinoya Holdings em um comun

Os 40 anos de relacionamento entre Japão e Vietnã

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Quarenta anos se passaram desde que o Japão e o Vietnã estabeleceram laços diplomáticos, no dia 21 de setembro de 1973. Desde então, o relacionamento entre os dois países tem mudado de maneira drástica.  Ambos os governos decidiram que o ano de 2013 é o ano da amizade entre o Japão e o Vietnã, e que irão promover eventos comemorativos.  Ho Chi Minh capital do Vietnã O governo e as pessoas do Vietnã fizeram com que este ano fosse bastante festivo e cheio de eventos. Mais de 150 eventos oficiais, como seminários científicos, apresentações artísticas e conferências sobre a cooperação econômica, comercial e de investimento, estão acontecendo nas maiores cidades do Vietnã. Nos últimos 40 anos, o enfoque das relações entre o Japão e o Vietnã mudou com o tempo. No período inicial, quando o Vietnã e o Japão estabeleceram relações diplomáticas em 1973, e especialmente no final da década de 1980 e início da década de 1990, as relações se concentraram nas atividades d

Japão, deve permitir reentrada de brasileiros beneficiados com auxílio retorno

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 Um artigo publicado no influente jornal Asahi em sua edição de domingo 22 de setembro teve grande repercussão na comunidade brasileira residente no Japão. O artigo que exibia o seguinte titulo: “Japão, deve permitir a reentrada aos Nikkeis que retornaram ao seu país com o auxilio  de Retorno”. O artigo também criticou o governo por usar os Nikkeis como um “tampão" contra o desemprego. Com a grave crise do emprego ocorrida após o colapso do Lehman Brothers, o Japão criou em 2009 um programa de subsídio de 300.000 ienes para os Nikkeis, que queriam voltar para os seus países de origem, em troca essas pessoas beneficiadas com o auxílio, não poderiam retornar dentro de três anos. O governo japonês prometeu que até o fim desse período de tempo consideraria levantar restrições à reentrada como “as circunstâncias da economia e do emprego no país.” "Já faz mais de três anos, que o governo impôs um ponto de referência para levantar a restrição. Se é assim, por acas